O Benfica recebe este sábado o Tondela no Estádio da Luz, em jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga. Entre as duas mãos de uma vital eliminatória da Liga dos Campeões, os encarnados recebem a equipa beirã, recém-promovida ao escalão maior do nosso futebol, mas que ainda não somou qualquer ponto.
Os comandados de Bruno Lage querem dar continuidade ao bom arranque de temporada perante um adversário que, no histórico recente, tem criado dificuldades quando visita o reduto das águias.
O Benfica chega a esta partida num momento positivo, pelo menos no que toca a resultados. Os encarnados podem até nem ter deslumbrado os seus adeptos, mas a verdade é que já levam quatro vitórias e um empate nos cinco jogos oficiais já realizados, isto sem ter sofrido qualquer golo.
Para o campeonato, as águias, que têm um jogo em atraso, foram à Reboleira vencer o Estrela da Amadora por 0-1, graças a um golo de Pavlidis, conseguindo uma vitória no primeiro jogo do campeonato três temporadas depois.
Já o Tondela não está a fazer o melhor arranque de temporada. Promovido à Primeira Liga, os beirões somam por derrotas os dois jogos já realizados para o campeonato.
Os comandados de Ivo Vieira perderam por 3-0 em casa do SC Braga na ronda inaugural, tendo saído também derrotados do embate com o Famalicão na jornada seguinte.
Este será o 15º embate entre Benfica e Tondela. Nos outros 14 encontros, os encarnados venceram por 12 vezes, enquanto que os beirões apenas arrecadaram um triunfo.
As duas equipas apenas mediram forças em jogos a contar para o campeonato. Desses 14 jogos, naturalmente, 7 foram disputados no Estádio da Luz, onde as águias alcançaram cinco vitórias, contra apenas uma do Tondela.
Essa vitória teve lugar na temporada 2017/2018. Na 32ª ronda do campeonato, o Tondela de Pepa foi à Luz vencer o Benfica de Rui Vitória por 2-3, graças aos golos de Tomané e Miguel Cardoso, este por duas vezes.
O último encontro entre as duas equipas na Luz teve lugar na época 2021/22. À quarta jornada, o Benfica, comandado por Jorge Jesus, recebeu e venceu o Tondela de Pako Ayestarán por 2-1, graças aos golos de Rafa e Gilberto.
Bruno Lage, treinador do Benfica: "É o jogo mais importante. Há três pontos que queremos, mas sabemos que também há muito a perder nestes jogos. O nosso foco, a concentração, o empenho e a agressividade para vencerem o Tondela têm de lá estar. É uma equipa com um treinador muito experiente e que tem feito bons trabalhos. Os dois resultados são enganadores. A equipa tem uma forma de jogar muito interessante, tem um jogador que conheço muito bem. Temos de estar muito concentrados, empenhados para vencer o jogo"
Ivo Vieira, treinador do Tondela: "É um desafio num palco difícil, sabemos da dificuldade que vamos encontrar, mas não vamos desviar-nos daquilo que é o nosso intuito e identidade: discutir o resultado e acreditar que podemos fazer um bom jogo. Temos de acreditar que podemos tirar bons resultados, e isso só acontecerá se formos uma equipa que ataque, vise a baliza adversária e consiga resultados diferentes dos que tivemos até agora"
Anzhony Rodrigues foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol da Madeira será auxiliado por Andreia Sousa e David Soares, enquanto que António Nobre será o quarto árbitro. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Costa e Carlos Campos.
Será a primeira vez que o juiz de 37 anos, natural do Funchal, irá dirigir um jogo oficial dos encarnados. No caso do Tondela, Anzhony Rodrigues encontra os beirões pela quarta vez.
Nos outros três jogos, o Tondela soma duas vitórias e um empate.